21/10/2009

Girl Stuff Boy Stuff

Há 10 anos (um bocadinho mais) que tenho carta de condução e que, efectivamente, conduzo.
Nunca tive grandes problemas (umas ofensas pessoais de vez enquando, um toquezito ou outro,no big deal).
Ultimamente (leia-se nas últimas duas semanas), desenvolvi uma incapacidade significativa de contornar devidamente passeios em movimento de curva...não entendo se é um problema oftalmológico ou de qualquer outra ordem mas o que é certo é que agora entendo que o pneu de trás (direito ou esquerdo dependendo de que lado o passeio estiver) deve tocar/bater/embater na pedra... Naturalmente que tal situação, um dia, haveria de gerar problemas.
Hoje foi o dia.
Não sei se por distracção (não me parece), por dificuldade de visão (começo verdadeiramente a considerar esta como a hipótese mais viável) ou por intenção inconsciente, lá foi a roda traseira embater (sim, não foi tocar nem bater, foi mesmo EMBATER) contra a m**** da pedra. E não foi num gesto romântico nem suave, não... fez mesmo PUMMMMMMMMMMMM. E o pneu rasgou. Ou é furou o termo técnico???!!!!
Bem...acontece que eu tirei a carta, como já referi, há mais de 10 anos. Se alguém me ensinou a mudar um pneu nessa altura, não sei. O facto é que desconheço, em absoluto, a arte de mudar um pneu. Hesitei antes de ligar para a "Assistência em Viagem". Hesitei....hesitei...hesitei...não queria ser uma girl a achar que mudar um pneu é boy stuff...mas considerei ser a melhor hipótese depois de inspeccionar com rigor pouco técnico o pneu (o que restava dele) e a pedra. Entendi telefonar. 25 minutos e 4€ de telemóvel depois, atendem. Questiona a jovem que me atendeu: "foi acidente ou avaria" acidente avariado, digo eu. "E que aconteceu à viatura?" pneu furado, digo eu. "E porque não muda o pneu?" silêncio, fiz eu. Silêncio. Silêncio. "Desculpe?" perguntei eu. "Porque é que não muda o pneu a senhora?" insistiu ela. Silêncio. Eu em silêncio na expectativa que ela compreendesse que se eu estava a pedir auxilio era porque não sabia e/ou não queria mudar o pneu! Mas ela não entendeu e já muito a custo, voltou a perguntar "Porquê?". E eu respondi - em primeiro lugar porque não sei, em segundo lugar porque não tenho força. Ela disse "Muito bem, vou mandar o reboque, deve chegar dentro de 35 a 40m". Reboque??"Sim, pode não ser possivel mudar o pneu". Já não quis saber mais nada. Esperar...Estava determinada a esperar.
40m depois recebo uma chamada no telemovel. "É o rapaz do reboque. Onde é que está a viatura?E oq ue é que aconteceu?Ah, então temos de o levar porque deve estar alguma coisa partida. Estou a chegar.". 10minutos depois chega o rapaz do reboque. Não me olha de frente. Coloca o seu ar de macho a inspeccionar o carro (agora sim de forma técnica!) até que olha para mim esboçando um sorriso mesmo à rapaz do reboque. "Não sabe mudar um pneu?" e eu digo, "sei mas estava só a precisar de companhia" Ele achou piada. Pois foi. Dei uma de silly girl que não quer sujar as mãos e que os rapazes do reboque adoram e disse "ensine-me, nunca ninguém me ensinou". O rapaz do reboque encheu-se de boy pride e muito à macho disse, "claro, vamos lá".
Numa rapidez e eficiência bastante razoáveis, o rapaz do reboque foi dando conta do assunto. Pediu-me um chapéu de chuva porque já estava a passar das marcas tanta água sobre o seu boné, e eu segurei o chapéu até ele terminar. Não quis o boy mais molhado do que seria expectável numa situação destas.
Ele sugeriu, com o seu ar muito profissional "amanhã quando for mudar o pneu, peça umas porcas de segurança; ele não tem porcas e qualquer dia levam-lhe os pneus"(não percebi bem se era uma ameaça ou um aviso ou um conselho ou algo de intermédio).
Tirou as luvas à homem, olhou-me nos olhos e disse "Até à próxima".
Espero que não haja próxima.
De qualquer forma, mesmo que não corrija esta minha trapalhice a fazer curvas de passeios, agora já sou uma mulher capaz de mudar um pneu! Tudo graças ao rapaz do reboque.
Girls will be girls. Boys will be boys!
;-)

3 comentários:

  1. Bom!... O realismo do quotidiano!... Bem, podia dizer «para isso servem os amigos: use-se e abuse-se»; mas, por outro lado, seria, obviamente, lamentável poupar-te a tão louvável experiência que, de facto, termina com uma constatação tremenda: o que «é» «será» o que «foi», «sendo» nunca deixou de «ser»! [belive me when I say: Everybody lies and nobody changes never ever]

    P.S.- A experiência do telefone é a percepção contemporânea de que a inteligência pouco ou nada conta, mas somente a esperteza marca pontos!

    ResponderEliminar
  2. Ah meu caro amigo! Poderia ter solicitado os seus préstimos mas entendi que seria um acto de pleno abuso dadas as condiçoes climatéricas! Teria dado um certo jeito pois, possivelmente, teria chegado a horas à minha aulinha de dança!...enfim...outras experiências advieram deste episódio para me mostrar quantas mais coisas ainda há na vida para aprender.

    ResponderEliminar
  3. LOL nunca imaginei que me podia rir de um acidente avariado!
    genial...imagino o boy a olhar para ti e a pensar "what a girl!!!"
    e tens a carta ha mais de 10 anos, há 10 aturas-me tu ;)

    ResponderEliminar